Maratona Oscar 2017: La la Land, Moonlight e Estrelas Além do Tempo

7:04:00 PM

Oi gente, como vocês estão? Eu estou ótima (nem vou comentar sobre o meu  sumiço desse cantinho aqui durante o ano passado). Chegou o início do ano e com ele a minha nova tradição pessoal: MARATONA DE FILMES ~OSCAR NOMINATED~. A  temporada de premiações do cinema (e da TV também) do ano de 2017 já começou, tivemos Globo de Ouro, Sag Awards, Critics Choice Awards etc e no último dia 24 saíram as nomeações para o nosso querido (as vezes odiado, vai?) Oscar, e na listinha da principal categoria nesse ano estão nove filmes, dos quais eu já assisti três! Vamos ver se dessa vez eu assisto todos os filmes, porque ano passado eu não assisti um dos filmes, por motivos de: filme chato a.k.a A Grande Aposta. Esse ano eu estou mais confiante, porque  gostei dos plots de todos os indicados. Vamos torcer!Eu tenho até dia 26 para riscar todos da minha lista!
Hoje é a vez de falar um tiquinho de três filmes (dois favoritões da rodada inclusos, porque eu já cheguei com os dois pés na porta ;D) Decidi que nesse ano, minhas impressões do filme vão se basear nos meus sentimentos haha, se tocou no meu coração de alguma forma é sobre isso que quero falar e é isso que vai valer! Deixo aqui esse tuíte do Luide (Não Salvo, Amigos do Fórum) que explicita também, o que essa temporada de filmes significa pra mim:
Ah: cuidado com possíveis spoilers, vou tentar evitar, mas se eu não conseguir, vocês já vão me desculpando ;)
Resultado de imagem para la la land poster
Começando com o queridinho, recordista de indicações desse ano, La La Land (Damien Chazelle, 2016) que foi o primeiro assistido na maratona, e vou confessar para vocês que peguei aquele pré-ranço que às vezes as pessoas desenvolvem quando um filme é hypado demais, sabe?! Todo mundo elogiando, aumentando minhas expectativas e eu lá: "Nossa, mas eu duvido que esse filme seja essa obra-prima toda!" Até que numa noite de sábado a internet me trouxe esse filme (se é que vocês me entendem, haha) e eu vi e eu gostei sim! Eu já tenho aquela tendência de gostar de musicais, apesar de que eu não assisti muitos durante minha vida, no entanto meu amor maior A Noviça Rebelde já vale por todos né? Assim, muita gente disse que La La Land é uma grande homenagem ao cinema antigo, aos grandes musicais fofos do passado, mas como eu já disse, eu vi poucos musicais, então sei lá, deve ser haha. Eu achei uma história graciosa, com números musicais incríveis (cantarolo Another Day Of Sun quase todo o santo dia desde que vi o filme, não aguento mais, ou é essa música ou é Nah, da Shania Twain(???????????). Que City Of Stars, que nada!!!), e o final é corajoso, vai? (OLHA O POSSÍVEL SPOILER) Certeza que vocês imaginavam o clichezão romântico! Pois eu também! Achei bacana. E se  Emminha Stone levar o Oscar de melhor atriz, eu acho que vai ser merecido, arrasou mesmo! Ryan Gosling: meh! Vou aqui contar para vocês que eu meio que tenho coração gelado para coisas românticas, mas assim como em A Noviça, lágrimas escorreram de meus olhos em certas partes. A fotografia é linda, o Damien é lindo e a direção é linda também. É um pouco afetado? Talvez! Mas eu só percebi isso depois que vi  Moonlight  e fiz essa comparação entre favoritos (calma que vamos chegar lá!). Mas concluindo: é fofo, ~feel good movie~ fala para os sonhadores e os românticos, e nos últimos tempos é díficil filmes assim serem tão queridos por crítica e público, esse povo gosta de um filme que fale de guerra,de situações mais complexas, de problemas sociais, de doenças psicológicas e afins, e esse é um filme com roteiro simples, mas tudo muito bem executado, onde você sente a paixão de quem o fez, é um filme daqueles que você SIMPLESMENTE SENTE, sabe?! É filme com F maiúsculo. Gosto assim! Dou 80% de chance de levar o Oscar de Melhor Filme, e cinco estrelas na minha avaliação. 

Resultado de imagem para moonlight poster
Partindo para o outro favorito do ano Moonlight (Barry Jenkins, 2016) e foi por causa desse filme que eu comecei a ter problemas com La La Land (vejam bem, eu não tinha nenhum problema com La La Land, mas porque eu não tinha com o que comparar ainda). Moonlight conta a história de um garotinho que não sabe bem o que sente e que vive com uma mãe viciada em crack (Naomie Harris, fenomenal, fica em segundo lugar na minha torcida pelo premio de Atriz Coadjuvante). Coisas acontecem com o menininho bobo que sofria bulling e tinha um crush no melhor amiguinho. Eu gostei bastante do filme, vou contar pra vocês que achei meio arrastado, mas discordo de quem diz que o roteiro é incompleto (como já li por aí). A história retrata 15 anos na vida no menininho dividida em três partes (infância, adolescência, fase adulta) você não precisa ver tudo em tela para entender a história, a beleza está mais nos fins do que nos meios, sabe?! Essas minucias a gente deduz ou imagina e é isso aí! Fotografia e jeitão de filmar são lindos demais, e realmente é tudo muito azulado, tudo muito blue (em inglês, blue, quando usado como expressão, pode significar algo como tristeza: I'm feeling blue today!), tudo tão poético. A temática importante, como homossexualidade, identidade, a influência das coisas ao nosso redor na nossa vida, o bulling e suas consequências fazem La La Land parecer um filme meio bobo em comparação, simplesmente não é um filme importante, parece só mais um feel good movie bem filmado e produzido (que eu amei!). 

Resultado de imagem para estrelas além do tempo poster
Estrelas Além do Tempo (título original: Hidden Figures. Theodore Melfi. 2016) é para mim o filme mais importante do qual quero falar hoje. Dos três foi o que mais tocou meu coração, me fez chorar e me fez procurar a história dessas mulheres dos anos 50/60 que fizeram tanto pela ciência numa época em que negros não podiam fazer muita coisa (vamos deixar assim!). Vocês sabiam que existia um grupo de mulheres negras, matemáticas, que faziam cálculos para a Nasa quando ainda não existiam computadores e os que existiam quase ninguém sabia usar?!?! Pois eu também não. E lá estavam elas calculando e usando banheiros exclusivos para  negros, portas exclusivas para negros, assentos de ônibus exclusivos para negros etc. É simplesmente incrível! O filme (baseado num historia real não-contada) dá uma leve corrida temporal nos fatos: coisas que aparecem no filme, na verdade, aconteceram muito antes, algumas coisas ainda no final dos anos 40, inicio dos anos 50, mas pelo bem da narrativa do filme eles colocaram como  se tivesse acontecido tudo num espaço de tempo curtinho. Não sei se gostei disso. Será que não dava para escrever um roteiro com mais acurácia?! Não prejudicaria o filme. A verdade é que Estrelas... é o filme mais comercial desse ano (tanto é que tem a maior bilheteria entre os indicados) e para ser comercial assim ele precisou de um roteiro mais ágil. Também não é um filme feito para ser poético como Moonlight.  Não acho que isso tire em nada o brilho e importância social de se trazer essa história para as nossas rodas de conversa. Vale muito a pena ir atrás da história certinha, contada com o tempo certo. Meu filme favorito do coração entre esses três. 
Percebam que dei cinco estrelas para os três filmes, está difícil esse ano para mim. MAS se for para colocar em formato de Ranking, deixo assim:
1º Estrelas Além do tempo
2º Monlight
3º La La Land
Vejam que é possível,  em meu coração torcer pelos três, porque apesar de  La La Land ter se tornado o menos importante (quantas vezes usei essa palavra hoje?!) para mim ainda é um filme incrível e na nossa vida  há espaço para a reflexão e para a diversão! Tem que existir esse espaço. É o tempero da vida de cada um.
E vocês o que acham?!
Beijos Angelica!


p.s: os textos de todos os filmes saem ainda essa semana, se Deus quiser, porque o Oscar já é nesse domingo dia 26/02 (terminei de escrever esse texto na terça dia 21/02)


You Might Also Like

0 comentários